Offline
Inflação na Rússia dobra e fecha o ano em 8,4%
13/01/2022 17:25 em Notícias do Mundo

Os preços na Rússia em 2021 subiram para os níveis mais altos em seis anos, informou a Rosstat, serviço de estatísticas do país, na quarta-feira, 12.

A inflação no ano, medida pelo índice de preços ao consumidor, ficou em 8,4%, mais que o dobro da meta oficial do país (de 4%). Essa foi a maior taxa registrada desde 2015.

 

Leia também: Biden promete resposta ‘decisiva’ se a Rússia invadir a Ucrânia

Renda real das famílias na Rússia caiu

A renda real das famílias — um indicador de padrão de vida — caiu cerca de 10% desde 2013, quando o presidente russo, Vladimir Putin, embarcou em uma política econômica conservadora projetada para ajudar a proteger a economia russa no caso de sanções.

O aumento dos preços se tornou uma dor de cabeça política para o Kremlin, já que a inflação é regularmente citada pelos russos como o maior problema que enfrentam.

Leia mais: Cuba fecha o ano com inflação de 70%

O Banco Central da Rússia elevou agressivamente as taxas de juros ao longo de 2021 em uma tentativa de domar os aumentos de preços, mas não conseguiu reduzir a inflação para sua meta de 4%.

 

Na quarta-feira, 12, Putin ordenou que o governo aumente as pensões estatais em 8,6% em 2022, para garantir que os aposentados — uma importante fonte de apoio popular ao Kremlin — não vejam uma queda nos padrões de vida.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS