Offline
Psol comemora sanção de lei que fez Uber Eats encerrar atividades no Brasil
08/01/2022 09:45 em Notícias do Brasil

Horas antes de o Uber Eats anunciar o encerramento das atividades no Brasil, o Psol havia comemorado a sanção de um projeto de lei que criou encargos sobre as empresas do ramo — e foi a influência decisiva na determinação da empresa de parar o serviço de entregas.

Leia também: Uber encerra serviço de entrega de comida no Brasil

O texto do Projeto de Lei 1.665/2020 foi aprovado pela Câmara e pelo Senado em dezembro e chancelado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (6). A proposta estabelece, dentre outras  exigências, que as empresas de delivery (como Uber Eats e iFood) devem continuar pagando, por até 45 dias, entregadores afastados devido à covid-19. O valor deve ser equivalente à média dos rendimentos do trabalhador nos três meses anteriores. Além disso, a empresa precisará oferecer seguro contra acidentes (sem ônus para o entregador), máscaras e álcool em gel. Se descumprirem as regras, as companhias podem ser multadas em R$ 5 mil por infração. 

Uber Estas encerrará atividades no Brasil a partir de 8 de março. Foto: reprodução internet

Leia mais: Trabalhadores demitidos por não se vacinarem procuram a Justiça

O projeto de lei havia sido apresentado de forma conjunta por nove deputados do Psol e por Maria do Rosário (PT-RS). Nesta quinta, o site do Psol classificou a sanção do texto como uma “vitória”. “O PL demorou muito a ser aprovado. Os entregadores de aplicativos se mostraram categoria essencial durante a pandemia, trabalhando em condição de superexploração. A aprovação do PL 1665/20 é uma grande vitória”, disse o deputado Ivan Valente (SP), de acordo com o site do Psol.

Enquanto o Psol comemorava, o Uber Eats anunciava que o serviço de entregas deixará de funcionar no Brasil a partir de 8 de março.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS