Offline
Confinamento provoca falta de alimentos em cidade chinesa
04/01/2022 09:29 em Notícias do Mundo

As restrições severas por causa da covid-19 impostas aos 13 milhões de moradores de Xi’an, cidade no norte da China, estão causando dificuldades para a população local.

Apesar de o governo comunista chinês afirmar que pode fornecer alimentos e cuidados de saúde para os confinados, a realidade sugere uma situação difícil.

Segundo relatos de cidadãos, obtidos pela agência de notícias Associated Press, há dificuldades para obter suprimentos.

“Não é possível sair do prédio e está ficando cada vez mais difícil comprar comida on-line”, disse um morador de Xi’an, que postou na plataforma de mídia social Weibo sob o nome de Mu Qingyuani Sayno.

Leia também: Polícia de Hong Kong invade site de notícias e prende jornalistas

Em várias partes de Xi’an, moradores só podem sair às ruas para se submeterem a testes. Um vídeo de dois agentes de saúde espancando um cidadão que saiu para tentar comprar comida viralizou nos últimos dias levando autoridades a apresentarem raras desculpas aos moradores.

Os habitantes da cidade também disseram que o impacto econômico já é “gigante”.

As restrições de Xi’an foram impostas em 23 de dezembro e são uma das mais severas desde 2020.

As medidas são uma consequência da política “zero covid-19” da China, que inclui testes e uso obrigatório de máscaras.

Nesta terça-feira, 4, foram detectados 95 novos casos de coronavírus em Xi’an. Desde o dia 9 de dezembro, a cidade registrou mais de 1,6 mil infecções.

Dois altos funcionários do Partido Comunista foram demitidos dos cargos por “rigor insuficiente em prevenir e controlar o surto”.

 

Outra cidade confinou os moradores

As autoridades de Yuzhou, cidade com 1,2 milhão de habitantes na província de Henan, região central da China, anunciaram que desde a noite de segunda-feira 3 todos os seus cidadãos tinham de ficar em casa.

Leia mais: Queda de casos pode indicar que pico da Ômicron está passando

A medida foi determinada depois da detecção de três casos de covid-19.

O governo paralisou os serviços de ônibus e táxis. Centros comerciais, museus e atrações turísticas também foram fechados.

 

Nesta terça-feira, a China registrou 175 novos casos, cinco deles na província de Henan e outros oito em um surto na cidade oriental de Ningbo.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS