Offline
Cientista da Sinovac defende uso de máscaras por mais ‘dois ou três anos’
13/12/2021 16:24 em Ciência & Saúde

Para conter a capacidade de transmissão da covid-19 e a nova variante Ômicron, a população deverá usar máscaras por mais “dois ou três anos”.

A sugestão é do diretor médico da farmacêutica chinesa Sinovac, Zijie Zhang.

“Acredito que teremos que usar máscaras, no mínimo, por pelos menos mais dois anos, talvez três”, disse em entrevista ao jornal Valor Econômico. Ele também defende que outras medidas mais restritivas dependerão mais da gravidade de cada momento e das decisões de cada país.

Leia também: OMS: Reforço da vacina é ‘imoral, desigual, injusto e tem que parar’

Zijie Zhang está trabalhando está no Brasil há três meses dentro do Instituto Butantan em razão da parceria da farmacêutica chinesa com o governo do Estado de São Paulo.

De acordo com ele, a nova cepa impõe desafios aos laboratórios e sinaliza que a pandemia pode ainda não estar tão perto do fim.

Laboratório chinês Sinovac. Imagem: reprodução internet

O cientista da Sinovac diz que as primeiras doses das vacinas, tanto a CoronaVac, fabricada pela farmacêutica chinesa, quanto as demais, possivelmente são menos eficazes contra a Ômicron do que eram diante das outras cepas.

 

Leia mais: Farmacêutica solicita uso emergencial para remédio contra covid-19 nos EUA

Dados preliminares revelados na sexta-feira, dia 10, apontaram que a eficácia da vacina contra infecções sintomáticas é menor contra a Ômicron para quem recebeu duas doses.

 

Já para quem teve o reforço da vacina (Pfizer e Moderna) pode aumentar a proteção para mais de 70%.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS