Offline
Itália impõe novas medidas restritivas para não vacinados
06/12/2021 17:42 em Notícias do Mundo

Na Itália, quem não estiver vacinado contra a covid-19 não poderá ir a cinemas, teatros, shows ou grandes eventos esportivos. As novas medidas restritivas do governo italiano valem a partir desta segunda-feira, 6.

Entretanto, as novas medidas restritivas não se aplicam aos pacientes que se recuperaram recentemente da covid-19. Esse grupo, depois de vacinado, tem acesso ao chamado “superpassaporte sanitário”.

Leia também: Nova Iorque vai impor a vacinação a trabalhadores mesmo com 90% de vacinados

vacinação também se tornou uma exigência para os transportes de ônibus, metrô e trens regionais. Anteriormente, sua obrigatoriedade valia apenas para viagens feitas de avião e em trens de longa distância. Assim, um “passaporte sanitário básico” atestando o resultado negativo para a covid-19 permitia os deslocamentos menores; esse documento ainda garante o acesso ao local de trabalho.

Perto da central Praça do Povo, em Roma, um senhor de aproximadamente 50 anos recebeu uma multa de € 400 (US$ 450) ao descer do ônibus por não ter o comprovante da vacinação, segundo o jornal Il Corriere della Sera. No fim de semana, a capital italiana voltou a exigir o uso obrigatório da máscara nas avenidas mais comerciais frequentadas pelas compras natalinas.

Leia mais: Bolsonaro garante que vai vetar passaporte sanitário

O presidente da Itália, Sergio Mattarella. Foto: reprodução internet

A vacinação e as novas medidas restritivas

Desde a terceira semana de outubro, quando 17 mil casos foram confirmados, o país vem sofrendo com o aumento nas contaminações. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, 78 mil novas contaminações ocorreram entre os dias 28 de setembro e 3 de dezembro.

Leia ainda: "Estão omitindo os efeitos adversos das vacinas", diz Guilherme Fiuza

A aplicação das novas medidas restritivas do governo italiano são impostas em meio ao índice de 73% da população com o ciclo vacinal completo contra a covid-19. Além disso, os dados do site Our Word In Data, da Universidade de Oxford, registram que o país superou a marca de 70% de vacinados em 17 de outubro.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS