Offline
Brasil aciona OMC por barreiras da União Europeia contra carnes de aves
09/11/2021 17:20 em Política Internacional

O governo brasileiro entrou com um processo de disputa contra a União Europeia (UE) na Organização Mundial do Comércio (OMC). A ação, impetrada nesta segunda-feira, 8, é movida em razão de barreiras à entrada de carnes brasileiras de aves nos países do bloco.

 

Argumentando que a UE impõe “controles sanitários discriminatórios para a detecção de salmonela em carne de frango salgada e de peru com pimenta”, criando “barreiras injustificadas para o comércio internacional”, o Brasil acionou o mecanismo de solução de controvérsias da OMC. A medida estava sendo avaliada pelas autoridades do país havia muito tempo, mas a decisão foi tomada apenas dias depois da recente viagem a Brasília do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Leia também: COP26: Brasil deve declarar apoio ao limite de temperatura de 1,5ºC

“O Brasil espera receber uma resposta da União Europeia ao presente pedido e chegar a um acordo sobre uma data mutuamente conveniente para consultas, com vistas a resolver essa controvérsia”, afirmou em nota o embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio, Alexandre Parola.

O pedido de consultas é a primeira etapa formal de uma disputa na OMS. Passados 60 dias, caso as partes não se entendam, o Brasil terá o direito de requisitar a instalação de um painel para avaliar a demanda. Esse tipo de processo costuma demorar anos até ser concluído, situação que tende a se agravar nesse momento em que o órgão de apelação da organização está praticamente desativado.

Leia mais: Em discurso no G20, Bolsonaro pede esforço por vacinas e medicamentos

 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, as exportações nacionais de carne de frango para o bloco europeu somaram 143,5 mil toneladas nos nove primeiros meses deste ano. A instituição afirma que os cortes envolvidos na disputa representaram cerca de 60% do total. A UE é o sexto principal mercado para esse segmento dos produtos brasileiros.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS