Receita abre consulta a 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2018
09/07/2018 16:02 em Brasil

São Paulo – Nesta segunda-feira (9), a partir das 9h, a Receita Federal abre a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2018. O lote também inclui restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2017 que estavam na malha fina.

O pagamento das restituições para quem tiver Imposto de Renda a receber será realizado no dia 16 de junho, segunda-feira da semana seguinte.

No total, 3.360.917 contribuintes receberão restituições neste lote, totalizando o valor de 5 bilhões de reais.

Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar o site da Receita e informar o CPF e o ano da declaração que você deseja consultar. A página que se abrirá em seguida informará se a sua restituição será liberada neste lote, ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a sua restituição deve ficar para os próximos lotes. 

O contribuinte também pode checar se está enquadrado neste lote pelo Receitafone, ligando para o número 146, ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O app está disponível para download em smartphones com sistema iOs e Android.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado em sua conta corrente, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Retificação

No site da Receita, é possível  acessar  o  extrato  da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pela Receita. Se houver, o contribuinte pode avaliar  as  inconsistências e regularizar sua situação, entregando uma declaração retificadora. Veja como retificar a declaração do Imposto de Renda 2018. 

Fonte e foto - Exame.com

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE